quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez é hostilizada no Brasil

Está semana recebemos a visita da blogueira mais polêmica da atualidade, a Cubana Yoani Sánchez
Ela desembarcou na madrugada do dia 17 no aeroporto Internacional do Recife onde fez escala antes de seguir para Feira de Santana (BA).

Um dos motivos de sua visita se deve ao documentário ''Conexão Cuba-Honduras'' dirigido por Dado Galvão, onde Yoani é entrevistada.
O documentário fala sobre a falta de liberdade de expressão em diferentes países. 
Proprietária do blog ''Generacion Y'' a ativista ficou conhecida no mundo por descrever e se impor ao regime ditador de Cuba.



Yoani Sánchez foi recebida com hostilidade por meia duzia de manifestante que traziam consigo cartazes com fotografias de Fidel Castro e Che Gevara eles também a chamavam de ''agente da CIA'' e ''mercenária''.
 A dissidente que havia postado em seu blog: ''Não me incomodo com os protestos.   
Eu gostaria que no meu país as pessoas pudessem se expressar dessa forma, sem medo das  represálias''
Depois do triste evento em Feira de Santana, ela volta a postar e diz: ''Repetindo um roteiro idêntico e sem qualquer intenção de ouvir a resposta que eu poderia dar-lhes, eles gritavam e repetiam as mesma frases, como seres programados. Eles tinham as veias do pescoço inchadas, e eu simplesmente abri um sorriso. Depois me fizeram ataques pessoais, eles queriam me linchar. No final da noite, eu senti como se tivesse passado por uma batalha contra os demônios. A diferença é que eu podia ver o longo braço que se move a partir da Praça da Revolução em Havana. 

Nesta quarta-feira (20) Yoani Sánchez participará de uma sessão na Camara dos Deputados em Brasília onde será exibido o documentário sobre a liberdade de expressão no qual participa. também está marcada para essa quarta o lançamento  do seu livro, ''De Cuba com Carinho'' em São Paulo.
Sem sombra de dúvidas essa viagem de Yoani pela America  e Europa ainda irá render muito assunto. Torcemos para que no Brasil esses episódios lamentáveis não se repitam mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário